Receita do dia: Filezinho de frango empanado com aveia e biscoito de gergelim e assado no forno.

Tô pra começar a postar umas receitas fáceis e legais que acho por ai há tempos. Mas a gente sempre vai deixando pra depois né?! 


Mas aí ontem a Aline (minha cunha) estava vendo as fotos do casamento que fui na semana passada no meu telefone e achou essa foto que na verdade é um print do instagram da chef @luzaidan. Ela ficou super interessada.

E como eu já tinha feito uma versão (amadora) desse tipo de empanado e fotografado o passo a passo achei legal começar por ela para atender o pedido da cunha. A receita é fácil, saudável e rápida porque quem é que tem tempo hoje de ficar horas na cozinha né? Bóra pra receita. 



Passo a passo: Filezinho de frango empanado com aveia e biscoito de gergelim e assado no forno. 

Quantidades aproximadas dos ingredientes:
De 7 a 10 dentes de alho
10 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 pacote de filézinho de frango
Sal (a gosto)
Tabasco Green Pepper (opcional e a gosto)
Farelos: Aveia (em flocos finos) ou Biscoito de gergelim (ou qualquer outro biscoito) ou flocos de quinoa ou torradinhas.


1. Faço um molho de alho com bastante azeite extra virgem batido num mixer (o meu é um velinho da Walita) ou apenas espremo o alho e misturo com o azeite. Também fica bom. Eu gosto de temperar com um pouquinho de Tabasco e sal. Mas o tabasco é totalmente opcional. Depois ponho um pouco do molho pronto num prato e reservo. É esse molho que vai ser a base do empanado.

2. Em outro prato misturo os farelos pra empanar o frango. Eu uso o que tenho em casa. Então já fiz com aveia em flocos finos, biscoito de gergelim triturado, flocos de quinoa e até torradinha triturada. As vezes misturo dois deles. As vezes uso um só. Tanto faz. Qualquer farelo serve. 

3. Uso um tabuleiro coberto com papel alumínio ou um de teflon pra não dar muito trabalho pra limpar depois. rsrsrs. Jogo uma porção generosa de azeite no tabuleiro.


4. Passo os filés no molho de alho e depois no farelo e depois eles vão direto pro tabuleiro regado com azeite. Depois mais um fio de azeite por cima, um pouco de sal pra que curte mais salgadinho e forno!

O filé assa bem rápido, uns 20/25 minutos em forno médio (dependendo do tamanho dos filés, da potência do forno e tal) virando eles na metade do tempo. A espera maior é pra ele dourar. E esse douradinho rola por conta do azeite.

A receita serve também para filezinho de peixe. Só o tempo de forno que diminui. Fiz esses bolinhos de brócolis pra acompanhar. Posto a receita deles em breve. Super fáceis também.

E ai? O que acharam da primeira receita postada por aqui? Deu pra entender? Ou enrolei demais?


*Todas as fotos são tiradas com meu iphone. Nada profissional mas com boa intenção. srsrss
Crédito de imagem: @luzaidan